Ultrassom obstétrico com Perfil Biofísico Fetal

Trata-se de uma ultrassonografia associada à cardiotocografia, que é um método não invasivo para avaliar o bem-estar do bebê.
A cardiotocografia (CTG) registra em um gráfico os batimentos cardíacos do bebê e as contrações uterinas. É um exame seguro tanto para o bebê, quanto para a gestante.

O perfil biofísico fetal avalia a vitalidade e diversos parâmetros, além de indicar a idade gestacional, avalia e acompanha os movimentos do bebê, assim como o crescimento, o bem-estar, a respiração, o volume do líquido amniótico e a reatividade cardíaca.
Portanto, é possível avaliar e detectar, precocemente, possíveis alterações.

Nem todas as gestantes terão indicação para fazer este exame. Em geral, é recomendado nas gestações de alto risco, quando a mãe tem diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, quando o bebê parece ser pequeno para a idade gestacional, se há pouco líquido amniótico, se passou da hora do bebê nascer, entre outras situações.
Embora a indicação seja mais comum nesses casos, alguns médicos costumam pedir o perfil biofísico fetal como forma de assegurar que está tudo bem, mesmo que não seja uma gravidez de alto risco.