Ultrassom Mamas

É utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de lesões e para a realização de biópsias com agulhas, pois ela mostra o local da lesão e orienta o médico sobre a área a ser biopsiada.
Como é feito o exame?
A paciente se deita de costas, levanta os braços, pousando as mão sob a nuca. Em seguida é aplicado um gel transparente, à base de água, que sai facilmente após o exame, sobre a mama a ser examinada. O médico desliza o transdutor sobre a mama em várias posições, garantindo que todo o tecido mamário esteja sendo visto .
O que a paciente sente durante o exame?
É um exame indolor. Geralmente só dói em áreas que já estejam com alguma sensibilidade aumentada, sendo bem tolerado pela maioria das mulheres. Após o exame o gel é retirado com toalha de papel ou tecido.
É necessário algum tipo de preparo antes de se fazer a ultrassonografia mamária?
Não. A paciente pode se alimentar normalmente. De preferência, vestir roupa de duas peças, pois é necessário tirar a blusa e o sutiã para a realização do exame. Normalmente as clínicas de exames oferecem aventais apropriados para serem vestidos durante o exame, mas é mais fácil estar com roupa de duas peças.
A ultrassonografia mamária é indicada para todas as mulheres?
Não. Na mulher jovem, antes dos 30 anos de idade, é o exame de escolha. Nas demais mulheres, após os 40 anos de idade, é feita após a mamografia, nos casos indicados, por ser o método auxiliar da mamografia, de menor custo e o mais acessível.
A ultrassonografia pode substituir a mamografia?
Não, porque a mamografia é o único método já comprovado, por múltiplos estudos, que pode diminuir a taxa de mortalidade por câncer de mama apesar de também não conseguir detectar todos os cânceres. Por que? Porque ela é a única a conseguir detectar microcalcificações, que são diminutas imagens calcificadas, que dependendo de sua forma e distribuição na mamografia, podem indicar a presença de um câncer inicial, com grande potencial de cura. As microcalcificações, por serem muito pequenas, geralmente não podem ser detectadas pelo ultrassom, a não ser quando se encontram dentro de nódulos.
Riscos da Ultrasssonografia Mamária:
A ultrassonografia diagnóstica não oferece riscos deletérios aos seres humanos.